Expedição 21

Dezoito jovens com síndrome de Down de diversas partes do Brasil, participaram da Primeira Imersão de Pessoas com Deficiência Intelectual da América Latina. O programa visa exercitar a autonomia e independência, com um treinamento de empoderamento e reconhecimento do sujeito, incluindo a oportunidade de aprender a morar sozinho. A iniciativa é do projeto Cromossomo 21, idealizado pelo Educador Social Alex Duarte, e também premiado diretor de cinema pelo filme “Cromossomo 21”. O treinamento despertou a liderança e auto-estima dos participantes, através de oficinas e métodos embasados em três pilares:

O empoderamento

Reconhecimento do sujeito e seus recursos internos

Estruturação psíquica

Laços sociais e sua estrutura objetiva para enxergar habilidades e capacidades

Comportamento sócial

Como entender regras sociais, inclusive nas redes sociais
O objetivo é que eles descubram seu potencial e a partir desta descoberta possam fazer suas próprias escolhas.

Quem pode se inscrever

A oficina é gratuita e voltada para jovens com deficiência intelectual a partir de 20 anos. As inscrições poderão ser realizadas aqui. Serão selecionados 18 jovens para a Expedição, que acontecerá sem o acompanhamento dos pais.

Expedição vai virar série

Durante os quatro dias de oficinas, uma equipe de cinegrafistas irão documentar em vídeo as transformações ocorridas entre os participantes, e acompanhar também a vida dos jovens após a experiência.

Inscreva-se agora: